qUIMICA BASICA
Conceitos básicos para o estudo da Química Átomo: menor partícula que representa um elemento químico (toda matéria é formada por minúsculas partículas denominadas átomos). Os átomos são eletricamente neutros (possuem número de prótons e de elétrons iguais).
Os átomos são constituídos basicamente por três tipos de partículas subatômicas (principais): prótons (carga elétrica positiva), nêutrons (sem carga elétrica) e elétrons (carga elétrica negativa) distribuídas em duas regiões distintas:
Núcleo: região central que contém praticamente toda a massa do átomo e é composta por prótons e nêutrons.
Eletrosfera; região praticamente sem massa envolvendo o núcleo e apresentando carga negativa (elétrons).
Íon: quando um átomo (que é eletricamente neutro) adquire carga elétrica (ganha ou perde elétrons). O íon é formado quando o átomo ou grupo de átomos perde a neutralidade elétrica (ganha ou perde elétrons). O íon apresenta número de prótons diferente do número de elétrons.
Substância: formada pela união de dois ou mais átomos. Substância é a matéria que apresenta propriedades bem definidas e que lhe são características, como densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição e etc. Os químicos identificam as substâncias pelo conjunto de suas propriedades. As substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico. As substâncias compostas (compostos químicos) são formadas por átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, que se combinam sempre numa mesma proporção. Principais características dos átomo
Número atômico (Z): identifica um elemento químico, pois é o número que indica a quantidade de prótons (p) existentes no núcleo do átomo (Z = p). Como todo átomo é eletricamente neutro, conhecendo o número atômico (Z) / número de prótons (p), sabemos também a quantidade de elétrons do átomo. Número de massa (A): indica o total de partículas do núcleo de um átomo, ou seja, é a