Quimica-bacharelado-licenciatura
A história da pediatria surgiu após a metade do final do século XIX devido aos altos índices de mortalidade infantil surgindo à necessidade de se ter uma especialidade voltada para crianças e adolescentes (PEREIRA, 2006).
A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência a criança e ao adolescente, seja preventiva ou curativa, ela não é uma área da medicina que estuda uma parte do corpo, ou uma doença especifica, está relacionada com uma faixa etária do desenvolvimento humano (BRASIL, 2002).
Segundo Pereira (2006), a pediatria no Brasil teve início por volta do final do século XIX e meados do século XX, nesse período foram elaborados complexos quadros de referências científicas sobre as singularidades da infância, doenças infantis e peculiaridades das respostas infantis aos tratamentos médicos diferentes das outras especialidades que apareciam na época.
Durante esse período houve um processo de profissionalização da medicina especialmente voltada para cuidados e atendimentos de crianças, esse processo levou à formulação e institucionalização da pediatria brasileira (HEILBERG, 2003).
A infecção urinária (IU) é uma das patologias mais frequentes da idade pediátrica. Nos Estados Unidos da América representa a segunda causa de internação hospitalar por doenças infecciosas (YORITA et al., 2008).
A IU é pode acometer o trato urinário superior (infecção urinária alta ou pielonefrite aguda) e inferior (infecção urinária baixa e cistite). Ela ganha importância na criança por estar relacionada, na maioria das vezes, a malformação do aparelho urinário, podendo resultar em lesão renal permanente, causa de morbilidade em longo prazo como hipertensão arterial e insuficiência renal crônica (CAMPOS, MENDES e MAIO, 2006).
Segundo Muller et al. (2008) a ITU é caracterizada pela invasão e multiplicação de microorganismos Gram negativos oriundos