Quimica Analítica Determinação Ca2+ e Mg2+
Engenharia Química
Instituto de Física e Química - IFQ
Matéria: QUI115
Turma: P4
Professora: Márcia
Alunos: Fáblon Brêndon do Prado Santos – 32080
Lélis Adriano Fernando Araújo -
Thomás Augusto Magalhães Menezes - 31440
Data: 15/04/2015
1- Objetivo
Determinar quantitativamente os íons Ca+2 e Mg+2 na amostra de calcário, que foi preparada na aula 2, usando soluções de EDTA e Eriocromo T.
2- Introdução
A volumetria de complexação baseia-se em relações que envolvem um íon metálico e um ligante com formação de um complexo suficientemente estável, o caso mais simples é o de reação que origina um complexo de proporção de íon metálico e ligante 1:1.
O agente complexante EDTA é um dos mais versáteis pois forma complexos solúveis na proporção 1:1 com quase todos íons metálicos. Foi usado o ácido etilenodiamino tetracético (EDTA) na forma de sal dissocio. Por ser um ácido fraco, o equilíbrio de complexação do EDTA dependerá do pH do meio, o qual deve ser controlado através de solução tampão.
Os indicadores usados na volumetria de complexação, chamados de indicadores metalocrômicos, são agentes complexantes fracos que exibem cores diferentes na forma complexada e na forma livre. Quando esse indiciador é adicionado à solução a ser titulada ocorre à formação de um complexo colorido com o analito.
O ponto final das titulações com EDTA é usualmente indicado pelos indicadores metalocrômicos. Esses indicadores formam quelatos com os íons metálicos de cor diferente do quelante livre. A reação envolvida no ponto final da titulação é do tipo:
M-Ind + EDTA M-EDTA + Ind
Ao titular Ca+2 por EDTA o Eriocromo T é bastante usado. Quando usado como um indicador na titulação com EDTA o característico ponto final azul é reconhecido quando suficiente EDTA é adicionado e íons metálicos formam complexos com o EDTA não associado ao Eriocromo.
Outro indicador metalocrômico comum é a murexida. A solução de