quimica analitica
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA
FRANCISCO BELTRÃO, 2014
JAISSON MOSCHEN
JHONI DE OLIVEIRA XAVIER
JONATHAN DA SILVA SOUZA
SILVESTRE MAGNANI
TAMARA GARCIA PINHO
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química Analítica.
Profª. Ivane Benedetti Tonial
FRANCISCO BELTRÃO, 2014
INTRODUÇÃO
A química em soluções segundo os autores (Skoog, West, Holler&Crouch ,8ed et al, 2004) é amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente. As outras substâncias são chamadas de solutos.
Podemos estabelecer diferentes relações entre a quantidade de soluto, de solvente e de solução. Tais relações são denominadas genericamente concentrações. A concentração comum relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros e sua unidade é g/L. A concentração em quantidade de matéria relaciona a quantidade de soluto (mol) com o volume da solução, geralmente em litros e sua unidade é mol/L. O título relaciona a massa de soluto com a massa da solução ou o volume do soluto com o volume da solução, e não tem unidade pois as unidades se cancelam quando são divididas. A densidade é a massa sobre o volume da solução, tendo como unidade g/mL ou g/cm3.
Existe também a concentração molar, que determina a quantidade de mols presentes em um 1L de solução e pode ser expressa em mols/L ou simplesmente por M. A preparação de uma solução