Quimica analitica
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA GERAL APLICADOS EM ANÁLISE QUANTITATIVA
As técnicas clássicas de análise quantitativa sedimentam-se fundamentalmente em conceitos básicos da química e em virtude disto, como este trabalho visa orientar àqueles que se iniciam na área, iremos apresentar as definições e relações fundamentais utilizadas em toda as análises quantitativas.
Basicamente a análise quantitativa utiliza conceitos das leis ponderais para atingir seus objetivos, ou seja, a partir destes, podemos determinar a quantidade de um elemento ou produto contido em uma determinada amostra. Como o objetivo deste trabalho é fornecer uma ferramenta útil aos estudantes e analistas químicos, acreditamos que a revisão destes conceitos dirigidos à técnica quantitativa, pode, além de eliminar dúvidas e ou mesmo relembrar definições gerais, tornar-se útil como guia prático no dia a dia de um analista, uma vez que nem todas as análises e técnicas já foram estabelecidas e é bem possível que na sua vida profissional se defronte com uma quantificação que necessite ser trabalhada desde os cálculos básicos.
Partindo-se do conceito que todo químico ou estudante que se interesse pela análise quantitativa esteja familiarizado com a tabela periódica e suas informações, nossa revisão e curso parte do princípio de que se saiba utilizar a tabela periódica.
PESO ATOMICO E PESO MOLECULAR
Em análise quantitativa o principal uso da tabela consiste em se extrair os pesos atômicos de cada elemento e que em nosso trabalho será denominado de “PA” .Dos pesos atômicos que são números fictícios e arbitrários é que se estabeleceu todo o critério de proporção entre os elementos e as várias moléculas que formam.
A partir do peso atômico podemos elaborar o conjunto de relações entre os vários produtos que reagem e seus produtos de reação. Estas relações recebem nomes diferentes (leis ponderais) bem como roupagem variada em função do