quimica analitica qualitativa- grupo IA
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
PRÁTICA 1 - ANÁLISE QUALITATIVA DOS CÁTIONS DO GRUPO I
ALUNO: Caroline Vital Rosa Machado
N˚ USP: 7979123
Profa: Ana Maria de Guzzi Plepis
São Carlos, 13 de Agosto de 2012
1) INTRODUÇÃO: Para análises qualitativas, os cátions podem ser separados em cinco grupos, os quais levam em consideração como eles se comportam na presença de reagentes específicos. O grupo I é formado pelos cátions Ag+, Hg2+ e Pb2+ e são assim apresentados, pois se precipitam na presença de ácido clorídrico diluído. A prata é usada pelo homem desde a Idade dos metais, sendo, seu nome, originado do latim plata (lâmina de metal), esta é encontrada na forma nativa e em minerais, como a argentita (Ag2SO4) e junto a alguns minérios de cobre, chumbo e ouro. Em laboratório, pode ser obtida através da reação de nitrato de prata com cobre, conforme a reação:
Cu + 2AgNO3 → Cu(NO3)2 + 2 Ag.
A prata pura é brilhante e é o metal de maior condutividade elétrica e térmica, eventualmente, muda de cor devido ao alto grau de fotossensibilidade que possui, oxidando rapidamente. É usada como componente de ligas diversas, na fotografia convencional e na forma de iodeto de prata é utilizado, atualmente, para provocar chuvas. O mercúrio é encontrado, principalmente, na forma de sulfeto de mercúrio (HgS), na forma nativa a ocorrência é, raramente, possível. Por não se difundir facilmente em outros minérios naturais, a concentração do elemento nos minerais é, relativamente, alta. Em laboratório, o mercúrio pode ser obtido pelo aquecimento do sulfeto de mercúrio e posterior condensação, através da seguinte reação:
HgS + O2 → Hg + SO2.
Este metal tem aspecto branco prateado, é pobre condutor de calor e eletricidade e, à temperatura ambiente, é liquido. Seus principais usos