Quimica 12
Cumprir as regras de segurança num laboratório.
Manusear correctamente o material e reagentes a utilizar.
Medir volumes correctamente.
Determinar massas correctamente.
Preparar 250 ml de uma solução aquosa de Cu(NO3)2 1 mol/dm3 a partir de um soluto sólido.
Preparar 250 ml de uma solução aquosa de ZnSO4 1 mol/dm3 a partir de um soluto sólido.
Preparar 200 ml de 2 soluções aquosas de Cu(NO3)2 0,1 mol/dm3 e 0,05 mol/dm3 a partir da diluição de uma solução aquosa de Cu(NO3)2 1 mol/dm3 previamente preparada.
Preparar 200 ml de 2 soluções aquosas de Cu(NO3)2 0,1 mol/dm3 e 0,05 mol/dm3 a partir da diluição de uma solução aquosa de Cu(NO3)2 1 mol/dm3 previamente preparada.
Determinar experimentalmente a equação de Nernst.
Relacionar o quociente da reacção com a diferença de potencial.
Controlar as variáveis temperatura, composição dos eléctrodos e pressão
Prever a diferença de potencial de uma pilha voltaica conhecendo os eléctrodos, à pressão de 1 atmosfera e à temperatura de 294 K.
Identificar os constituintes de uma pilha electroquímica.
Identificar a existência de reacções de oxidação-redução nas semicélulas de uma pilha. 2. Fundamento teórico/Introdução As reacções de oxidação-redução são um dos tipos de reacções químicas mais visíveis e mais importantes, estando englobadas em processos tão importantes como a corrosão do ferro ou o metabolismo alimentar, e podendo ocorrer em meios com diversos valores de pH.
Estas reacções envolvem apenas transferências de electrões entre duas espécies químicas, sendo que uma é oxidada e outra é reduzida. A espécie reduzida, por ficar com a capacidade de oxidar outras, também se designa por oxidante, enquanto que a espécie oxidada, por reduzir outras (daí o seu