Quimic 2
Nos experimentos estamos sujeitos a vários erros cabíveis perante as circunstâncias, por isso um uma das formas para que os erros diminuam é a calibração dos instrumentos corretamente. Como mostra o experimento esse tipo de aferição é feito em termômetro, instrumentos volumétricos entre outros.
Para uma boa calibração é necessário diversos fatores que implicam o resultado, tais como: massa, densidade, temperatura e pressão atmosférica, utilizadas nesse experimento. Com isso, obtemos os valores reais, quais os instrumentos estavam aferindo diferentemente do esperado.
Contudo os erros dos instrumentos não são os únicos que podem acontecer, erros pessoais e de métodos são bem possíveis também. Dizemos então que o experimento tem como objetivo teórico diminuir a porcentagem em erros para uma melhor precisão nos valores obtidos.
Objetivos
Calibrar os instrumentos de medidas: pipeta e termômetro.
Procedimento
Materiais e Métodos
Experimento 1 - Calibração de pipetas
A principio determinou a massa do béquer de 150 ml com o auxílio da balança digital. Após isso, depositamos 50 ml de água destilada ao outro béquer, e com a pipeta absorvemos 10 ml e transferimos no béquer pesado anteriormente. Novamente determinamos a massa do béquer agora contendo água. Depois obtemos a temperatura da águia com o termômetro e por fim o volume escoado pela pipeta, através da tabela de densidade de agua.
Experimento 2 - Calibração do termômetro
Adicionamos o termômetro ao gelo, depositado em uma caixa pequena de isopor. Por seguinte registramos sua tempestuar de fusão apos a uma elevada oscilação até que se estabilizasse. Foi adicionados 100,0 ml de água em um erlenmeyer de capacidade igual a 250,0 ml. Usamos o suporte universal, a tela de amianto e o tripé para sustentar o erlenmeyer sobre o bico de Bunsen e a garra de condensador par perdurar o termômetro. Em seguida ligamos o bico de Bunsen e esperamos a ebulição da agua, apos a ebulição aferimos a temperatura. Por fim