Quimia
Combustão da vela: uma experiência interdisciplinar de Química e Matemática
Rodrigo de S. Corrêa* (IC)1, Miguel D. da Rocha (IC)1, Marcelo H. dos Santos (PQ)1
1
Departamento de Ciências Exatas – Unifal-MG, Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714, CEP 37130-000, Alfenas, MG; email: rodrigoquimic@yahoo.com.br Palavra chave: Combustão, volume, interdisciplinaridade.
Introdução
A descoberta do fogo é um fato ocorrido há milênios numa época que não se pode precisar e sem dúvida foi uma das maiores conquistas do homem. A partir daí, deu-se início à jornada tecnológica do homem e seu controle da natureza. O fenômeno da combustão não era bem explicado até que Antônio Laurent Lavoisier, “pai da química moderna”, descobriu experimentalmente que a combustão estava ligada à presença de um componente do ar: oxigênio.[1] Práticas envolvendo a combustão da vela[2,3] são muito utilizadas por professores de ensino fundamental e médio, como por exemplo: a determinação de percentagem de oxigênio do ar e sucção do ovo pela garrafa devido á diminuição de pressão. No presente trabalho é proposto um experimento simples, de baixo custo, seguro e pode ser feito na sala em uma aula e até mesmo em casa. Consiste na determinação do volume de qualquer recipiente a partir do tempo de combustão de uma vela. Os materiais utilizados são: vela, fósforo, uma bacia com água, um cronômetro, recipientes resistentes ao calor.
Com esses dados construiu-se uma curva analítica (Figura 1) como padrão.
5000 volume/mL 4000 3000 2000 1000 0 0 20 40 60 80 100 tempo/s y = 43,78x 2 R = 0,9931
Resultados e Discussão
A prática foi realizada com professores do ensino fundamental (E.F.) e médio (E.M.) da cidade de Alfenas-MG dentro do projeto de extensão intitulado “Oficinas pedagógicas de ciências químicas como recurso para aperfeiçoamento de professores da educação básica”. Foi proposto a realização de uma prática interdisciplinar envolvendo Química e