Quilópodes e Diplópodes
Introdução........................................................................................................2
Quilópodes........................................................................................................3
Diplópodes........................................................................................................4
Diferenças e semelhanças..............................................................................5
Bibliografia e componentes do grupo.........................................................6
Introdução
Os miriápodes como são conhecidos tem o corpo alongado e bastante segmentado. Fazem parte do grupo dos artrópodes. E seus representantes são as centopeias, piolhos de cobra e etc. São divididos em quilópodes e diplópodes.
O termo miriápode vem sendo mudado porque é relacionado ao grande número de pés desse animais porém como há uma diversidade entre o número de pernas esse nome não se é muito utilizado como antes, pois seu significado em grego quer dizer ( mil pés).
Figura 1 – Centopéia
Como os quilópodes e diplópodes são vamos saber mais sobre esse reino. Os artrópodes em geral são dotados de animais com pernas articuladas, daí sua denominação, tem juntas imóveis e são triblásticos (animais que possuem três tipos de tecidos ectoderme, mesoderme e endoderme) , celomados (animais que apresentam celoma) e dotados de simetria bilateral (termo usado para classificar animais que tenham simetria em seu corpo ou seja, que tenham uma divisão imaginária em partes semelhantes externamente. O corpo desse animais é segmentado e dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome, podendo ocorre uma fusão da cabeça com o tórax e então o corpo é dividido em cefalotórax e abdome. Os artrópodes são portadores de exoesqueleto resistente( produzido pela epiderme e limita o crescimento do animal por isso existe as mudas ou ecdises, fenômeno em que o animal troca o exoesqueleto velha por um novo