Quilombolas da Bahia
DEPARTAMENTO DE SAÚDE - DS
DISCIPLINA: DEOTONLOGIA EM ENFERMAGEM E BIOÉTICA
PROFESSOR: EDUARDO NAGIB BOERY
MESTRANDAS: VANESSA CRUZ RAFAELLA BRANDÃO ALUNA: CAMILA MEIRA PEREIRA
Resenha Crítica
Filme: Um Ato de Coragem
Um Ato de Coragem tem com diretor: Nick Cassavetes, seu elenco é formado por: Denzel Washington, Robert Duvall, Anne Heche, Ray Liotta, James Woods.
O filme e conta a historia de John (Denzel Washington) um pai de família de classe baixa americana, que vê seu mundo desabar ao descobrir que seu único filho possui uma doença grave no coração e que necessita com urgência de um transplante para sobreviver. Sem condições para pagar o transplante e com um plano de saúde que não cobre os gastos, John começa sua busca por dinheiro, ele recebe doações de amigos e da igreja, mas mesmo assim não consegue a quantia necessária, vendo seu tempo acabar em uma atitude desesperada ele sequestra toda a ala da emergência do hospital onde seu filho está internado e exige que seu filho seja operado em troca dos reféns.
Esse filme traz a tona problemas difíceis de serem resolvidos que giram em torno da ética e da moral que permeiam a vida humana em sociedade, diversas questões são levantadas, como: Quanto vale uma vida? Até onde um pai é capaz de ir para salvar um filho?
A ética e a moral são testadas a todo o momento nesse filme, já que eticamente e moralmente sequestro é errado e legalmente é crime, mas ao se deparar com a historia do personagem instantaneamente a um grande apoio a essa atitude, o que mostra que muitas vezes o emocional prevalece sobre o racional. Além de todo esse problema, o racismo, a violência doméstica, corrupção, aparece como outros dilemas éticos e morais a serem abordados, mas não recebem muito destaque. O filme centra principalmente na tentativa desesperada do pai de salvar o filho, mas em