quetsao social
SERVIÇO SOCIAL
MARLENE NASCIMENTO XAVIER DE LUNA
ENDIVIDAMENTO DAS FAMILIAS BRASILEIRAS
JOÃO PESSOA
2013
MARLENE NASCIMENTO XAVIER DE LUNA
ENDIVIDAMENTO DAS FAMILIAS BRASILEIRAS
Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Geral, Antropologia, Formaçao Social, Politica e Economica do Brasil, FHTM do serviço Social I.
Professores: Lisnéia Rampazzo, Giane Abiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.
JOÃO PESSOA
2013
Introduçao O objetivo deste trabalho é mostrar o debate em torno do comportamento de consumo e os impactos que a política monetaria vem causando sobre as famílias brasileiras. Como a evoluçao das operaçoes de creditos para pessoas fisicas cresceu. comprometendo assim a renda familiar. Contas em atrasos constantes contribuindo assim para a inadimplência dos consumidores.
Desenvolvimento
O endividamento das famílias brasileiras voltou a crescer em julho. Segundo dados do Banco Central, o total de dívidas das famílias representa 45,1% de sua renda acumulada em um ano. Há um ano, esse percentual era de 43,41%. Em junho, era 44,82%.
“Esse aumento de endividamento acontece em bases seguras para o sistema financeiro”, afirmou Tulio Maciel, chefe do Departamento de Economia (Depec) do Banco Central (BC), em entrevista coletiva à imprensa.
Sem contar o crédito habitacional, o endividamento ficou praticamente estável em julho (30,42%) ante o mês anterior (30,41%). Em julho do ano passado, contudo, o endividamento sem considerar o crédito imobiliário era de 31,4%.
Embora o endividamento tenha subido, o peso mensal das dívidas no orçamento das famílias ficou estável. Em julho, 21,5% da renda das famílias foi destinada ao pagamento de