Quetao de honra
1. RESUMO DO FILME
Trata-se de uma emocionante história de um promissor advogado, Andrew Breckett (vivido por Tom Hanks), homossexual, muito bem sucedido, que trabalhava para um tradicional escritório de advocacia da Filadélfia e é despedido quando descobrem ser ele portador do vírus HIV.
Sentindo-se discriminado, Andrew começa a procurar um advogado e, após consultar 8, sem que obtivesse sucesso em sua busca, chega ao escritório do Dr. Miller, expõe seu caso, o qual acaba por discriminá-lo, tal como os outros, mas posteriormente vem a arrepender-se e aceita representar os interesses de Andrew na justiça, agarrando com "unhas e dentes" este desafio, no que seria um dos grandes julgamentos, julgamento este que foi veiculado por toda a imprensa, tornando o caso muito popular.
No decorrer do julgamento, o processo fluía normalmente com o depoimento das testemunhas. Aproximando-se da última sessão, já apresentando vários sinais de piora no quadro imunológico, Andrew sente-se mal e é levado para o hospital. Mesmo sem a sua presença o juiz dá o veredicto final e o escritório foi condenado a pagar uma alta indenização a Andy (como é carinhosamente tratado pelos familiares e amigos), que continua, nesse momento, no hospital onde acaba pôr falecer. 2) ANÁLISE CRÍTICA JURÍDICA.
Tem-se no caso em tela, a discriminação e o preconceito aos homossexuais, ferindo o princípio constitucional da isonomia, sabemos que a lei não veda a realização de distinções, proibindo-lhe a adoção de medidas que estabeleçam distinções discriminatórias, desde logo, diferenciações de tratamento fundadas em categorias meramente subjetivas, ou seja, desigualdade de tratamento materialmente infundadas, sem qualquer fundamento razoável ou sem qualquer justificação objetiva e racional.
É necessário, todavia, que se esclareça um pormenor, a igualdade proclamada aqui é a igualdade formal, ou seja, igualdade de todos perante a lei, já que