QUESTÕES SOBRE O LIVRO DE KAFKA
O petróleo é um combustível fóssil, formado de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. Esses sedimentos vão se transformando em rochas sedimentares, o calor e a alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitam reações complexas formando o petróleo encontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo.
Características do Petróleo
O Petróleo é uma substância oleosa, normalmente menos densa que a água e coloração que vai desde o incolor ou castanho claro até o preto. É uma combinação complexa de hidrocarbonetos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio (14%) , oxigênio (1,20%), compostos de enxofre (5%) íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados.
Petróleo leve: constituído basicamente por alcanos e uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos.
Petróleo médio: Além de alcanos, contém de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.
Petróleo pesado: composto somente de hidrocarbonetos aromáticos.
Petróleo extrapesado: constituído de hidrocarbonetos de cadeia longa (superior ao pentano).
Extração do petróleo
A extração do petróleo pressupõe uma investigação de regiões de o que é feito a partir do estudo do relevo da região.
NO SOLO: A perfuração, em função do tipo de solo, é programada para profundidades que variam de 800m a 5000m e é feita com o auxílio de brocas de tungstênio ou diamante.
NO MAR: Na chamada plataforma continental, utiliza-se plataformas de aço ou navios-sonda. Na plataforma semissubmersível, na qual ocupa uma posição abaixo do movimento das ondas, dá grande estabilidade ao equipamento sustentada na superfície por uma espécie de submarino.
Extração no brasil
As perfurações no mar apresentam um custo quatro vezes maior que as feitas em terra, porém no Brasil, elas tornam-se interessantes economicamente porque os poços marítimos produzem muito mais que