Questões sobre o comportamento de Cães e Gatos:
Aluna:
Questões sobre o comportamento de Cães e Gatos:
1 - A agressão representa uma expressão normal de comunicação, que pode ser vocal e postural. É descrita geralmente como um problema devido ao medo e às lesões que pode provocar no indivíduo.
2- Os cães podem atacar, quando se sentem ameaçados e não têm como se defender.
3 - De maneira geral, o comportamento agressivo tem início na infância do cão em função de não lhe terem sido impostos limites, sendo-lhe dada oportunidade de se reconhecer como líder e assim se comportar com os outros seres.
4 - Influenciam também a agressão, fatores hereditários e hormonais. Mães e/ou pais agressivos podem gerar ninhadas com maior probabilidade de agressividade. Ao adquirir um filhote é importante procurar conhecer, sempre que possível, o comportamento dos pais. Já a influência hormonal é caracterizada pela presença do hormônio masculino, testosterona. Portanto, os machos não esterilizados, (castrados), tem maior tendência agressiva do que os esterilizados.
A falta de um ambiente ideal que imponha aos filhotes os seus limites e lhes proporcione contato com pessoas e animais diferentes, também é causa importante dos desvios de comportamento agressivos. As condições de vida do animal podem contribuir nas manifestações de agressividade. Assim ocorre, por exemplo, com animais que recebem castigo excessivo, dono agressivo, “mimo demais”, isolamento do convívio humano, alojamentos inadequados, ou seja, espaços muito pequenos ou presos constantemente em corrente curta.
5 - Nos gatos, a agressão também se manifesta de várias formas, as mais conhecidas são sem dúvida a defesa de seu território contra um gato intruso, outro animal ou o homem.
6 - O gato pode morder por brincadeira, defesa de território, competição por fêmeas e dor. A brincadeira é um comportamento normal, o gato identifica tudo que se move inclusive a mão ou pé como sua presa e o ataque é uma conseqüência de seu instinto de