QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
564 palavras
3 páginas
QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIOA formação exigida para docência no ensino superior tem se concentrado no conhecimento aprofundado de determinado conteúdo, seja ele prático ou teórico. As iniciativas no sentido de oferecer ao futuro professor universitário maior preparo em relação à atividade docente tem sido negligenciada ao longo da história. Nos concursos e processos seletivos que vemos é dado maior importância para a questão de titulação deixando de lado a qualidade do ensino.
Os programas de pós-graduação tende a priorizar a condução de pesquisas, tornando-se responsável, mesmo que não intencionalmente, por perpetuar a crença de que para ser professor basta conhecer a fundo determinado conteúdo ou, no caso do ensino superior, ser um bom pesquisador. " Ser um excelente pesquisador não e sinônimo de excelente desempenho acadêmico."
A análise do histórico da docência nos leva a acreditar que possam existir ao menos três fatores contribuindo para que, na cultura universitária, a tarefa de ensinar e a formação pedagógica dos professores sejam deixadas em segundo plano.
Primeiro Fator: A formação para a docência constituiu-se historicamente como atividade menor - Inicialmente, havia a preocupação com o bom desempenho profissional. Neste contexto, ensinar significava ministrar grandes aulas expositivas sobre determinado assunto ou “mostrar na prática como se faz”. Acreditava-se que “quem soubesse, saberia automaticamente ensinar”, não havendo preocupações com o preparo pedagógico do professor ou com a qualidade didática de seu trabalho (Masetto, 1998, p. 11).
Segundo Fator: Produção Acadêmica - Ensino e pesquisa passam a ser atividades concorrentes. e como os critérios de avaliação premiam apenas a segunda, uma cultura de desprestígio à docência acaba sendo alimentada no meio acadêmico.
Terceiro fator: Amparo legal - Como observa Fernandes (1998, p. 95-96), a exigência legal para o ingresso do professor na carreira docente