Questões sobre Wallon
Para Wallon, de que modo se forma o “eu psíquico”?
A construção do eu corporal é a condição para a construção do eu psíquico, tarefa central do estágio personalista. No período anterior à apropriação da consciência de si, a criança encontra-se num estado de sociabilidade sincrética. Ou seja, as misturas e confusões a que está submetida a personalidade infantil. Indiferenciada, a criança percebe-se como que fundida nos objetos ou nas situações familiares, mistura a sua personalidade à dos outros e a deste entre si.
Na sucessão de conflitos interpessoais que marca o estágio personalista, expulsão e incorporação do outro são movimentos complementares e alternantes no processo de formação do eu.( ocorrem principalmente por meio das interações com outros seres humanos.
Como as emoções se desenvolvem ao longo do primeiro ano de vida do bebê?
Sozinho, o bebê não é capaz de ajustar-se a circunstâncias exteriores e não tem eficiência objetiva. Sua primeira atividade eficaz é desencadear no outro reações de ajuda para satisfazer no outro suas necessidades. Desenvolve-se, entre o bebê e o adulto que lhe cuida, uma intensa comunicação afetiva, um diálogo baseado em componentes corporais e expressivos. Aos poucos as reações diversificam-se e tornam-se cada vez mais claramente intencionais. Pela ação do outro, o movimento deixa de ser somente espasmo ou descargas impulsivas e passa a ser expressão, afetividade exteriorizada.
Explique e exemplifique “o componente corporal das emoções, segundo Wallon.
Wallon mostra que todas as emoções podem ser vinculadas à maneira como o tônus se forma, se conserva ou se consome. Com base nesta relação, resulta até mesmo numa classificação das emoções segundo o grau de tensão muscular que se vinculam.
O fato de as emoções estarem sempre vinculadas a essas relações neurovegetativas e expressivas deve-se à existência de um substrato corporal comum, a função postural ou tônica.
Por quê, segundo Wallon, as