Questões sobre Teoria Política
1. A formação da Ciência/Teoria Política pressupõe a autonomia da política. Qual o sentido dessa afirmação?
Era necessário e fundamentalmente importante que a Política fosse vista como uma ciência em particular, autônoma, desvinculada das demais esferas da sociedade, seja da Economia, do Direito ou da própria sociedade. Os atores sociais deveriam ocupar suas posições na sociedade, deixando a esfera política para os especialistas. Isso se deu através do processo histórico pelo qual perpassa a Política, bem como novas reflexões que mudaram a forma de pensar o mundo (ou vice-versa).
2- Por quê a frase de Aristóteles ”O homem é um animal político” só ganha pleno significado no contexto da Grécia Antiga?
Pois naquele momento, o ser político e o ser social eram inseparáveis, ou seja, as dimensões sociais e políticas coexistiam na mesma esfera da vida dos cidadãos. Essa separação só ocorre com a modernidade. O homem grego só se encontrava realizadamente pleno em sua essência, se estivesse participando das atividades intelectuais e políticas da polis. Porém, a idéia de sociedade dissociada da política era algo que ainda não existia. Portanto, mais tarde veremos que esse homem de que fala Aristóteles, um animal político, é, antes de tudo um animal social.
3- Os gregos da antiguidade participavam da polis, os cidadãos modernos fazer parte da sociedade. Qual a diferença entre as duas situações?
Nas polis gregas, os cidadãos decidiam juntos o caminho da comunidade, não existia uma hierarquia definida entre os homens. As relações políticas e sociais eram horizontalizadas, os cargos de magistratura eram ocupados por revezamento. Havia uma totalidade sociopolítica que buscava a igualdade, o homem era chamado a participar das esferas intelectuais e decidiam o futuro da sociedade através de debates. Hoje, mesmo com a clara separação da política e do mundo social, mesmo com o advento da