Questões sobre Platão
1) Porque Platão se preocupa com a questão da arte quando apresenta a fundamentação da cidade ideal?
Platão acreditava que a arte era uma maneira de se afastar da verdade, pois de acordo com o filósofo existiam 3 graus da verdade. O primeiro, da verdade inteligível, era a verdade ideal, criada por um “deus” e era uma ideia perfeita. A segunda verdade era a verdade sensível, que era a representação física de uma primeira verdade, como uma cama ou uma mesa feitas por um marceneiro, elas eram cópias da primeira verdade.
E a terceira verdade era a verdade artística, era aquela criada pelos artistas, pintores, poetas e outros, que era uma cópia da representação material de uma ideia, ou seja, a cópia de uma cópia. Para Platão essa cópia da cópia afastava as pessoas da verdade existente, era uma mera distração, por isto a arte era desnecessária na concepção platônica para uma cidade ideal.
2) Explique o conceito de Mimesis de Platão e relacione-o com algum elemento do seu cotidiano.
Para Platão, a Mimesis era a cópia de algo que existia no plano do primeiro grau de verdade. A Mimesis era a representação de uma ideia no mundo material, ou seja, tudo o que existe no nosso mundo é uma cópia de algo já existente no mundo das ideias. Tudo em nosso dia-a-dia é uma imitação, ou representação, do mundo das ideias, seja um ônibus, um carro ou uma moto, eles são verdades sensíveis. Exceto pelas formas de artes, as pinturas, peças, filmes, poesias, e outros, são cópias das cópias, portanto são verdades artísticas, de terceiro grau.