Questões sobre palestra de aprendizagem
1- O que é analfabeto funcional? Dê exemplo:
Analfabeto funcional é alguém que sabe transformar letras em sons, não em ideias. É a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas.
2- Qual a diferença entre aluno e estudante? Você se considera o que? Porque?
Aluno é aquele que assiste aula - durante a palestra Piazzi diz que assistir aula é uma atividade passiva e coletiva - estudante é aquele que estuda, e estudar é uma atividade solitária e ativa. Eu me considero aluna, porque estudo quase sempre sob pressão, para uma prova do dia seguinte. Às vezes, estudo por livre e espontânea vontade, mas assuntos que eu me interesso e que não são relacionados às coisas que aprendemos na escola.
3- O que significa serem antagônicas entre si as palavras “estudar” e “assistir aula”?
Antagônica é a mesma coisa que contrária, ou seja, essas duas expressões são opostas: “estudar” e “assistir aula” Quem assiste aula absorve, quem estuda produz.
4- O que o palestrante fala e orienta sobre o uso da tv em casa?
O palestrante fala que a televisão faz parte do dia a dia das pessoas, é como se elas precisassem da TV para conseguir agir, estão acostumadas com aquele “zumzumzum” de fundo. Pierluigi comenta então, que nas salas de aula não é diferente: os alunos conversam durante as explicações do professor, não sabem mais nem assistir a aula, é como aquele discurso fosse a zoeira da televisão nos ouvidos. Para concluir, o palestrante orienta que, ao terminar o programa que queremos assistir, devemos desligar a televisão, para não precisar ver o que a emissora quer nos mostrar, mas o que nós achamos que será válido.
5- Porque todos nós somos um “gênio em potencial”?
Porque assim como fala o palestrante, nós não nascemos