Questões sobre infestantes
1 – Indique três tipos de prejuízos que as infestantes podem causar?
As infestantes são consideradas inimigas/opositores das culturas que estejam plantadas em determinado terreno ou área plantada. Deste modo, para se superiorizarem em relação à cultura existente retiram água, nutrientes, luz solar às plantas cultivadas.
Como tal, podemos nomear alguns dos prejuízos provocados pelas infestantes, como sendo plantas espontâneas, responsáveis pela diminuição da qualidade dos produtos ao serem hospedeiros de pragas ou doenças e, também, fomentam um ambiente húmido e favorável ao desenvolvimento de doenças.
2 - Indique três tipos de benefícios que as infestantes podem causar?
A presença de infestantes pode, porém, ser útil e desejável dai trazer benefícios como é o caso das pastagens espontâneas ou enrelvamento para alimentação animal. Por outro lado, diminui o contacto com agentes que agridem o solo, logo, evita a sua erosão; além disto, as infestantes podem ter propriedades particulares de fixação de azoto no ar, o que enriquece a fertilidade do solo. Há, também, que fazer alusão à melhoria do arejamento, porosidade do solo, melhor capacidade de drenagem, transitabilidade de maquinaria e reservatório ou armazenamento de água.
3- Como se classificam as infestantes em função dos herbicidas?
Podem-se agrupar as infestantes por 2 grupos:
- Infestantes de folha estreita (monocotiledóneas)
- Infestantes de folha larga (dicotiledóneas)
Esta forma, de referirmo-nos às plantas separando-as em dois grandes grupos faz com que, as monocotiledóneas pertençam à classe liliopsida, enquanto as dicotiledónias à classe da mognolipsida. As primeiras mencionadas, ao germinarem emitem uma folha pequena que sai até à superfície do solo. As outras, elevam-se mais acima e os seus cotilédones abrem-se, parecendo “folhas”, que gradualmente vão murchando à medida que a planta cresce.
As monocotilidónias desenvolvem folhas estreitas compridas e