Questões sobre hobbes
b) ler o texto intitulado Ao leitor sem medo
Hobbes escrevendo contra o seu tempo , do Prof. Renato Janine Ribeiro, USP, em http://www.renatojanine.pro.br/FiloPol/hobbes.html e tentar responder à questão: qual o significado do “medo” na visão política de Hobbes?
Hobbes explicou o medo com a seguinte frase: "Todos são iguais no ‘medo recíproco’, na ameaça, que paira sobre a cabeça de cada um, da ‘morte violenta’. Os homens igualam-se neste medo da morte"
Para ele, o medo é o temor que os homens sentem diante da ameça da morte. E o que faz o homem ter o desejo de viver em paz, é justamente esse medo da morte violenta com a consciência de que é mais proveitoso o instinto de conservação e da razão.
c) ler no Leviatã os capítulos XIII e XVII e resumir as principais idéias:
Capítulo XIII
Hobbes estabelicia que os homens eram todos iguais quanto às capacidades do corpo e do espírito. Explicava também, que o mais fraco de força coporal pode vencer o mais forte, seja por sua astúcia, ou por se aliar a outros.
Quanto, a natureza do homem, Hobbes encontra 3 causas da discórdia.
1ª: Competição que leva os homens a buscarem o lucro e sua força é usada de forma violenta para conseguir se tonar superior aos outros.
2ª: Segurança, onde buscam se proteger e usam a violência para se defender.
3ª: A glória, que leva o homem a buscar reputação.
Por fim, ele finaliza dizendo que a condição miserável em que o homem se encontra, se deu pelo uso de sua natural liberdade.
Capítulo XVII
Segundo Hobbes, o homem no estado de natureza, desfrutava de uma liberdade total, entretanto, vivia no que ele citava como "guerra de todos contra todos", sem segurança.
Para ele, a única lei que é respeitada e por certos números de pessoas, é a lei da honra. As pequenas famílias juntavam-se e procuravam estender seus domínios para se proteger, pois quando se deparavam com a guerra, cada um se preocuapava com si e seus desejos indivuais.
O