Questões sobre Brasil II
Bruna Fernanda dos Santos
Curso: História
Disciplina: História do Brasil II
4º Semestre
R.A: 14.3007-3
Com apoio nos textos e das aulas, desenvolva o que se pede nas questões abaixo:
1. Considerando que a independência do Brasil resultou em um processo que teve motivações internas e externas, desenvolva os tópicos a seguir:
a) Relações entre Brasil e Portugal entre o final do século XVIII e inicio do XIX, e o projeto de um “vasto e poderoso Império”.
R: Pode se dizer que no fim do século XVIII que o Brasil na condição de colônia foi se alterando, havendo até questionamentos se ainda seria uma colônia portuguesa ou uma extensão de Portugal, constituindo uma ideia de construção de um corpo politico autônomo. Com Portugal diante de ameaças de invasão, e a chegada da família real para o Rio de Janeiro, movimentos de emancipação eram cada vez mais frequentes e com a decadência do Império Português foi se dando certa valorização do Brasil. Com isso, se pôs em pauta várias questões de como poderiam fundar uma nova sociedade, novas regras de conduta, e qual seria a figura politica central que iria cativar o povo brasileiro dando um sentimento de nacionalidade a essa gente. Tornar o Brasil independente tinha interesse para muitos, inclusive muitos senhores e negociantes, que já se tinham riqueza, porem não alcançavam cargos na esfera politica, pessoas com interesse em uma monarquia constitucional. Isso aos olhos do povo foi visto como uma chance de melhorias, saindo daquela monarquia centralizada. O projeto de vasto e poderoso Império de forte conteúdo simbólico, era de se tornar as colônias unificadas como uma só, um grande império. Esse processo resgata uma proposta politica de cunho religioso, que Portugal estava designado à fundação do V Império. Tornou-se uma eficiente politica de Estado, levando para o comercio transoceânico, e para cada colônia uma herança de costumes portugueses.
b) Condições internas no Brasil: