Questões resolvidas de geografia
01. (PUC-SP) No século XX, muitas dúvidas sobre a estrutura de nosso planeta começaram a ser explicadas de forma convincente e sedutora. Uma das teorias mais importantes que vai nessa direção é a célebre Teoria da Deriva Continental. Verificando que os contornos da América do Sul e da África eram correspondentes, Alfred Wegener, geofísico alemão, admitiu a hipótese de um continente único (Pangeia) no passado, que se teria dividido em duas partes, devido ao movimento de deslocamentos das massas sólidas sobre massas líquidas. Essa hipótese abre caminho para a Teoria das Placas Tectônicas. Assim, juntando-se a Teoria da Deriva Continental à Teoria das Placas Tectônicas, temos o apoio explicativo para um conjunto de fenômenos de nosso planeta.
Assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Teoria de Deriva Continental ajuda, em muitos casos, a explicar as semelhanças e as diferenças de espécies animais e vegetais distribuídas nos cinco continentes do planeta.
b) A Teoria das Placas Tectônicas explica a gênese dos dobramentos modernos (Andes, Montanhas Rochosas, Himalaia etc.), que teriam ocorrido a partir do choque dessas placas.
c) Apoiado na Teoria das Placas Tectônicas, o entendimento da dinâmica dos terremotos se torna mais claro, assim como a identificação das áreas mais afeitas a essas ocorrências.
d) A divisão do continente único até a configuração atual modificou a distribuição das superfícies sólidas e líquidas do planeta, resultando em mudanças climáticas ao longo do tempo.
e) Os processos erosivos que esculpem os relevos, dando-lhes as formas conhecidas no interior dos continentes, são explicados, fundamentalmente, pela Teoria das Placas Tectônicas.
Resposta: E
Os processos erosivos são agentes externos modeladores do relevo, ou seja, ocorrem na superfície da Terra, pela ação dos ventos ou das águas, por exemplo, e não se relacionam com o tectonismo, que é um agente interno formador do relevo, pois resulta do movimento