Questões Quimica aplicada
#1. Muitos produtos de limpeza de fogões contém NaOH ou KOH. Eles não devem ser utilizados na limpeza de panelas e peças delicadas de alumínio. Por quê?
O hidróxido de sódio (NaOH) ou soda cáustica é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química). Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. O hidróxido de potássio (KOH) ou potassa cáustica possui muitas aplicações industriais e especiais. A maioria das aplicações explora sua reatividade com ácidos e suas características corrosivas. Logo, os produtos derivados desses dois compostos não são indicados na limpeza de peças de alumínio, pois os mesmos corroem, retirando a camada de óxido do alumínio que adere às paredes internas da panela - dificultando a passagem dos átomos de alumínio para o alimento -, e estes átomos ingeridos podem desencadear um conjunto de processos metabólicos associados à doenças.
#2. A analise de um minério de chumbo, galena, revelou ser composta de 11% de sulfeto de chumbo, PbS, e 89% em peso de impurezas. Que massa de chumbo está contida em 50g desse minério?
239g.mol-1 PbS --------- 100%
X ------------------ 11%
100X = 239 . 11 X = 26,29 g
26,29g -------------------100g do minério X ------------------- 50 g do minério X = 13,145 g
#3. Etilenoglicol, C2H5O2 é usado em radiadores de automóveis. Um método para produzir pequenas quantidades de etilenoglicol no laboratório é pela reação do 1,2-dicloroetano com carbonato de sódio em solução aquosa, (veja reação abaixo), depois destilado para purificar o etilenoglicol.
C2H4Cl2+ Na2CO3 + H2O C2H6O2 + 2 NaCl + CO2
*Quando 13,4g de 1,2-dicloroetano são utilizados nesta reação, 5,25g de etilenoglicol são obtidos.
a) Calcule