Questões qualidade de vida no trabalho
Não cabe somente aos gestores o papel de pensar e replanejar. Devem estar envolvidos também os trabalhadores produtivos para, no limite, acabar com a separação, advinda da administração racional, entre o planejamento e a execução de qualquer trabalho. Trabalho prazeroso é aquele em que cabe ao trabalhador uma parte importante da concepção. Assim, a inventidade, a criatividade, a capacidade de solucionar problemas, o emprego da inteligência é o que deve ser buscado, e é disso que fala De mais, quando estuda as principais experiências criativas de trabalho entre meados do sec. XIX e do século XX, tanto em empresas, como em instituições de pesquisa.
A mudança de paradigma de QVT que vai do sentido individual para o coletivo, trouxe beneficio ao trabalhador ?
A mudança de paradigma de QVT trouxe muitos benefícios ao trabalhador. Há maior motivação para o trabalho reduzindo o absenteísmo; eliminação/redução de fadiga, maior comprometimento com o trabalho e menor queda na saúde física e psicológica.
É possível pensarmos em produto e autonomia em uma empresa que não pratica gestão participativa?
Não é possível pensar em produto e autonomia sem uma gestão participativa. Numa Gestão Participativa se atribuem poder através do desenvolvimento no processo de decisão, concedendo autonomia, responsabilidade e autoridade, utilizando habilidades e conhecimentos. Os colaboradores possuem automotivação, pois passam a participar das soluções dos problemas da empresa, a criar e inovar nas suas atividades e como consequência, a sua produtividade e a qualidade aumentam.
Para refletir 1- Apresente 3 sugestões de como incorporar satisfação do individuo em sua atividade laboral e na humanização das situações relacionadas ao trabalho humano. * Ótimo relacionamento com a liderança * Melhorias para as condições de