Questões para revisão
1.Os recursos de produção ou fatores de produção são limitados, porém a necessidade humana não tem limites e estão sempre se renovando. Nenhum país dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade, criando um problema de escassez para o país, cabe à sociedade se organizar de acordo com a escassez de certos produtos.
2. A curva de possibilidade de produção mostra a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos fatores de produção de que se dispõe.
4. As forças da oferta e da demanda atuam conjuntamente nos dois mercados, no mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e serviços, enquanto no mercado de produção são determinados os preços dos fatores de produção como salários, juros, aluguéis e outros.
5. Bens de capital - são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. É o caso de máquinas, equipamentos e instalações; Bens de consumo - são produtos que atendem diretamente as necessidades humanas. Podem ser duráveis como geladeiras, carros ou não duráveis como alimentos e produtos de limpeza.
Bens intermediários - são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo de produção.
Fatores de produção – trabalho e capacidade empresarial, terra, capital e tecnologia.
6. Argumentos positivos – Argumentos fundamentados em uma analise positiva que deve explicar os fatos da realidade.
Argumentos Normativos – Argumentos relativos a uma analise que contém, explicita ou implícita, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. “O preço da gasolina não deve subir.”
7. A matemática torna possível escrever de forma resumida conceitos e relações de economia e permite analisar na forma de modelos analíticos. Já questões probabilísticas recorrem-se à estatística.
Capitulo 2
1. Para o mercantilismo riqueza era o quanto uma nação poderia acumular, riquezas como metais.