QUESTÕES PARA ESTUDO
1. Pode-se afirmar que o principal elemento de reflexão no pensamento de Marx é:
a) O homem universal;
b) O homem espiritual;
c) O homem racional;
d) O homem produtivo
2. Disserte sobre o sentido da seguinte afirmação de Marx: “Os filósofos não fizeram mais do que interpretar o mundo de forma diferente; trata-se porém de modificá-lo”. É possível fazer uma relação desse pensamento com o de Hegel? Explicite-a.
Marx foi um dos maiores, senão o maior crítico de Hegel, visto como o ponto alto da filosofia da história idealista.Marx também criticava o trabalho dos filósofos como uma atividade que fugira das coisas concretas da vida;a tese sobre Feuerbach: "os filósofos não fizeram mais que interpretar o mundo de forma diferente; trata-se porém de modificá-lo".Ao posicionar-se como materialista dialético, Marx deveria trabalhar apenas no nível da realidade humana concreta, escapando, assim, das visões transcendentalistas dos filósofos da história; e não só isso: parece-nos que o método materialista histórico é avesso a qualquer visão da história que extrapola a questão típica do historiador, que é saber "como" as coisas aconteceram e não “para que” ou "em direção a que" aconteceram.Não é possível relacionar os pensamentos pois,Hegel, criador do método dialético, terminou por negá-lo ao deixar-se levar pela falsa identidade sujeito-objeto, isto é, ao não estabelecer a prioridade da realidade comum objetiva sobre o pensamento que marca a ruptura com o idealismo.
3. Como Marx compreende o conceito de sociedade?
Marx vê o homem como membro de uma sociedade. O individuo é um ser profundamente marcado por sua condição social. Isto é pela classe social a qual pertence. Ele parte da concepção que o materialismo histórico interpreta a história basicamente como uma luta de classes, e toda e qualquer sociedade é determinada por suas condições socioeconômicas, isto é, pela forma com que ela organiza a produção. O