QUESTÕES PARA ESTUDO - CASOS CLÍNICOS com respostas
Credenciada pelo Parecer CES/CEE-TO nº 202/2008, de 02/07/2008 e pelo Decreto Governamental nº 3.477, de 28/08/2008.
Av. JK, 2541 - Setor Universitário – Guaraí -TO - CEP 77.700-000 - Fone/Fax: (0**63) 3464-1289
INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA LTDA
QUESTÕES PARA ESTUDO - CASOS CLÍNICOS
1) Uma criança foi diagnosticada com síndrome de Gilbert. Os pais preocupados, pediram explicação da doença ao médico. O Médico explicou que esta é uma doença benigna, manifestada por hiperbilirrubinemia não-conjugada moderada. Esta anormalidade é provavelmente herdada com um traço recessivo autossômico. A concentração sérica de bilirrubina varia entre 1,5 a 3 mg/dL e tende a aumentar com o jejum. A síndrome de Gilbert se diferencia da hepatite crônica pela ausência de anemia e bilirrubina na urina, e pelos testes normais de função hepática. Não é necessário tratamento, mas os pacientes devem ser informados que não têm doença hepática.
Responda: a) Qual a origem da bilirrubina e, devido à cor conferida, como é denominada esta condição clínica? b) Explique qual o significado de bilirrubina indireta e bilirrubina direta. c) Como a bilirrubina é transportada no sangue e como ela se encontra dentro da célula hepática? d) Qual a enzima responsável pela reação de conjugação da bilirrubina?
2) Um homem foi ao médico e foi diagnosticado como tendo uma pancreatite aguda. O médico pediu exames das enzimas amilase e lípase. No caso de AMY, um aumento na atividade sérica ocorre dentro de 5- 8h do aparecimento dos sintomas, e retorna ao normal pelo terceiro ou quarto dia. Uma elevação na atividade de AMY de 4 a 6 vezes acima do limite de referência superior é habitual, com a concentração máxima atingida de 12 a 72h. A magnitude da elevação na atividade da enzima sérica não está relacionada à gravidade do envolvimento pancreático; entretanto, quanto maior for o aumento, maior a probabilidade de pancreatite aguda. Após um ataque de pancreatite