Questões para discussão capitulo 06 filipe sobral e alketa peci
A estrutura em rede faz sentido pois é um tipo de estrutura que agrupa uma série de formas organizacionais alternativas às estruturas burocráticas tradicionais onde o principal diferencial dessa estrutura é o uso distinto da hierarquia e da divisão do trabalho. A divisão do trabalho pode ser visualizada em termos de conhecimento, os trabalhadores e ou departamentos são divididos pelo seu grau de experiência para com a organização. Com o objetivo de superar os limites da divisão de trabalho, ou seja, um conjunto de indivíduos que interagem de forma a alcançar determinadas tarefas tendo um propósito, uma missão em comum, normalmente é flexível, fluida, plural e descentralizada.
Outro diferencial é o uso da cadeia de comando que atua como o principal meio de coordenação. A estrutura em rede é mais achatada e horizontal, onde o poder de decisão é delegado aos níveis inferiores da organização, os gerentes táticos passam informações para cima e decisões para baixo.
Nesse tipo de estrutura o papel informal assume papel mais relevante do que a formal. A maior vantagem da estrutura em rede é a sua maior adaptabilidade, elas consolidam-se em condições de mudanças e volatilidade no ambiente de negócio e na qual a inovação é a principal vantagem competitiva.
Exemplo de organograma de rede:
10 – Quais são as principais diferenças entre o modelo orgânico e o modelo mecanicista?
Ambos representam um continuum, entre os quais existem vários intermediários. O modelo mecanicista é mais próximo do tipo burocrático de Weber e caracteriza o tipo de organização em que predominam as tarefas de natureza rotineira, imitando o funcionamento de uma máquina, o foco está na hierarquia e no uso da cadeia de comando, em detrimento de comunicações laterais e mais espontâneas. As pessoas têm pouca autonomia e as relações interpessoais são formais, as informações circulam verticalmente e a