Questões para discussão 4
Marlon Luiz Silva
1. Uma decisão pode ser descrita como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. A decisão é essencial para o administrador porque a qualidade dessas decisões tem impacto muito significativo no desempenho da organização.
2. Decisões programadas e não-programadas. As primeiras se dão no ambiente decisório de certeza, no qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível. O administrador conhece o objetivo a alcançar e tem informações precisas e confiáveis sobre os resultados e conseqüências de cada alternativa possível. Por exemplo, quando um administrador escolhe entre dois tipos de investimento sem risco (como títulos de dívida pública e depósitos a prazo em um banco comercial), ele sabe, com certeza, quais são os resultados esperados. Pode, então, escolher a opção que estiver associada ao maior retorno do investimento.
As não-programadas se dão no ambiente decisório de incerteza, no qual a informação sobre as alternativas e suas conseqüências é incompleta. Os administradores não conseguem estimar com precisão os riscos associados a cada alternativa. Esse ambiente é característico de decisões que envolvem fatores fora do controle do administrador (como a legislação ou a conjuntura econômica), ou o desconhecimento de informações fundamentais, o que acontece quando se lida com novos mercados ou produtos. Por exemplo, uma empresa petroquímica tem de tomar decisões mesmo sabendo que o preço do barril de petróleo está completamente fora de seu controle.
Todos os dois tipos de decisão estão sujeitos ao ambiente de risco, no qual não é possível prever com certeza quais são os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar uma probabilidade de que determinado evento venha a acontecer. Essas probabilidades podem ser calculadas por meio de modelos matemáticos e