QUESTÕES HABITACIONAIS HABITAÇÃO SOCIAL EM MARAVILHA – SC
LICIELI EDUARDA DIEHL
QUESTÕES HABITACIONAIS
HABITAÇÃO SOCIAL EM MARAVILHA - SC
São Miguel do Oeste
2014
LICIELI EDUARDA DIEHL
QUESTÕES HABITACIONAIS
HABITAÇÃO SOCIAL EM MARAVILHA – SC
Trabalho de politica e planejamento habitacional, apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste.
Prof.ª Alessandra Devitte
São Miguel do Oeste
2014
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo no sentido de avaliar as questões da habitação social no município de Maravilha. No qual consta alguns dos programas implantados no município, e em que situação os mesmos se encontram.
HABITAÇÃO SOCIAL EM MARAVILHA - SC O estado de Santa Catarina situa-se na região sul do Brasil. Região essa que tem a menor incidência de pobreza do país. Comparando com os graves problemas sociais encontrados nas regiões Norte, Nordeste e do eixo Rio- São Paulo, nosso estado se encontra em situação privilegiada, mas nem por isso estamos imunes. Maravilha localiza-se no extremo oeste do estado de Santa Catarina. O Município foi projetado e colonizado pela Companhia Territorial Sul Brasil. Sua população estimada pelo IBGE em 2013 era de 23.602 habitantes, a 45ª maior cidade do estado de Santa Catarina. É sede da 2ª Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado. No município há um déficit de 1.788 unidades habitacionais, numero esse que podemos considerar alto. Quando se fala em projetos de habitação social Maravilha executou projetos de alta relevância, no qual podemos citar o; Verde Teto; COHAB; Morar Melhor; Habitar Brasil; Lar Legal; Minha Casa Nosso Sonho, entre outros. A historia da habitação social de Maravilha inicia em consequência de um sinistro ocorrido no ano de 1984. Um vendaval que provocou destelhamentos e