Questões Geopoliticas
É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder. Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.
O termo "Geopolítica" foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. De acordo com Magnoli (1969), é a "ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenômeno no espaço".
2°) O pretexto da ocupação, inicialmente, foi achar armas de destruição em massa que, supostamente, o governo iraquiano teria em estoque e que, segundo Bush, representavam um risco ao seu país, abalado desde então pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O presidente Bush tomou a decisão de invadir o Iraque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, mas com o apoio dos então chefes de estado Silvio Berlusconi (Itália) José María Aznar (Espanha) Durão Barroso (Portugal) e Tony Blair (Reino Unido).
- A discursão ocorreu principalmente no Conselho de Segurança da Nações Unidas
- Itália, Portugal, Reino Unido e Espanha, os países que se opuseram foram, França, China, Russia e Alemanha
- A ONU não manda nos Estados Unidos, nem em país algum. Na discursão a ONU apenas negou, ou seja: não aprovou a invasão.
- Não, os países que estavam de acordo eram apenas: Itália, Portugal, Reino Unido e Espanha. França, China e Rússia e o Conselho de Segurança das Nações Unidas opuseram-se à Guerra