Questões fundamentos
1) O que levou a organização do Movimento Operário durante a Revolução Industrial?
Com a ascensão do capitalismo e a introdução das maquinas como novos meios de produção levaram os trabalhadores a se submeter a esse modelo de trabalho que por outro lado tornou-se uma exploração de suas próprias vidas, pois os mesmos eram submetidos a extensas jornadas de trabalho e obrigados a viverem em condições sub-humanas.
Tal situação fez com que os operários destruíssem as maquinas vista por eles como símbolo de opressão e exploração, porém essas revoltas levaram a perda da vida de vários operários. Por conta das severas punições os operários passaram a refletir sobre as formas utilizadas para se manifestarem e chegaram a conclusão de que seus principais opressores eram os dono do capital e não as máquinas.
Partindo dessa concepção os trabalhadores passaram a se unir e lutar por ideais libertários criando as primeiras associações da classe que ao longo dos anos conseguiram algumas conquistas como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho.
2)Quais os aspectos positivos e negativos nesse processo de organização?
O processo de organização do movimento operário teve seus pontos positivos como a união da classe trabalhadora, o surgimento dos sindicatos condição de classe. Entretanto a classe operária também sofreu com essas mudanças pois teve um aumento na pobreza e nos problemas sociais
3)Quais eram suas principais reivindicações?
Os operários reivindicavam fixação dos salários, a jornada de trabalho, instalações adequadas e outras da mesma natureza.
4) O que foi o Movimento Cartista?
O movimento cartista foi um dos primeiros a reivindicar a participação política do operário e defender a criação de leis em prol da classe. Os cartistas exigiam a redução das jornadas de trabalho e a melhoria das condições de trabalho. Eles exigiam um conjunto de reformas junto ao parlamento,