Questões esquistossomose
1- Qual a origem da esquistossomose urbana no Estado de Pernambuco, de acordo com o texto?
A origem da esquistossomose urbana se deve a recente mecanização da agricultura, a qual vem agravando a crise social no campo, promovendo o deslocamento de pessoas desempregadas do campo para periferias das grandes cidades, onde não existe condições de saneamento e moradia, propiciando o surgimento de focos urbanos.
2- Quais mudanças no ecossistema da Praia do Forte explicam a alta infestação de esquistossomose?
As mudanças no ecossistemas indicam que até 1974, a Praia do forte era formada por uma faixa litorânea de areias e dunas, seguida por manguezais e áreas de restinga com coqueirais.As lagoas de água doce existentes exibiam vegetação característica de Araceae, Annonaceae e Cyperaceae. Documentos na prefeitura do município mostram que loteamentos tiveram início por volta de 1977, e que devido a isso, os manguezais foram soterrados com camadas de barro e sobre esse tipo de aterro foram construídas as residências para a população flutuante de veranistas. Do ecossistema original restaram somente duas lagoas de água doce que hoje exibem densas populações de B. glabrata. Esses loteamentos foram construídos sem qualquer preocupação com saneamento(nivelamento, escoamento pluvial, sistema de drenagem de esgotos). Sendo assim nas estações de chuvas, as ruas do loteamento ficam alagadas, em comunicação com as lagoas, se transformando em criadouros onde proliferam os moluscos vetores.
3- De acordo com o inquérito malacológico, qual o período climático onde há maior proporção de Biomphalaria infectados pelo Shistosoma? E qual a relação com a contaminação humana?
De acordo com o inquérito malacológico, o período climático onde há maior proporção de Biomphalaria é na época de seca (jan-abr) e pós-chuvas (set-dez), a relação com a contaminação é que nestas épocas que a população de veranistas/turistas costumas freqüentar a