Questões elaboradas do livro "O caso dos exploradores de Caverna"
Direito – Noturno
QUESTÕES DO LIVRO: “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA”
1) Foster, ao dizer que os exploradores de caverna não são culpados de crime algum, se baseou em vários princípios. Reconhecendo que a jurisdição tem base territorial, considere:
I – A lei que lhes é aplicável não é a nossa, mas sim aquela que é apropriada à condição que os enquadra.
II – A conservação da vida apenas tornou-se possível, dando liberdade à vida em comum.
III – Os réus não se encontravam em um “estado de sociedade civil”, mas sim “em um estado natural” no momento da morte de Roger Whetmore.
IV – Estes homens, quando tomaram a trágica decisão, estavam tão distantes da nossa ordem jurídica como se fossem mil milhas além de nossas fronteiras. Em um sentido físico, a prisão subterrânea estava separada dos nossos tribunais.
V – Mesmo que o local do acontecimento de um crime seja a mil milhas, dentro da sociedade, ou em um “estado natural”, pretende-se que nossa lei deve ser aplicada, pois os objetivos dos ramos do nosso direito é facilitar e melhorar a coexistência dos homens.
Assinale a alternativa correta:
a) II e IV estão corretas.
b) I, II, e III estão corretas.
c) IV e V estão corretas.
d) I, III e IV estão corretas.
2) Uma das grandes cadeias de jornais fez uma sondagem de opinião pública acerca da seguinte questão: “Que pensa você que a suprema corte deveria fazer com os exploradores de caverna?”. Comente o que a população respondeu.
Gabarito:
Cartão de Resposta:
01
A
B
C
D
02
Discursiva
Resposta questão 02:
Cerca de noventa por cento expressaram a opinião de que os acusados deveriam ser perdoados ou deixados em liberdade, com uma espécie de pena simbólica. Portanto é perfeitamente claro o sentimento da opinião pública frente ao caso.