Questões do século xxi
"A crença de que uma economia possa funcionar de forma independente do restante da sociedade, conduz a vida política de forma a reduzir o mundo ao violento embate entre uma economia globalizada, centrada nos países mais poderosos, e a um integralismo cultural autoritário que fala em nome das culturas ameaçadas por essa globalização, cuja a aparência é a de um novo imperalismo."
Alain Tourani, sociólogo.
O século XXI ainda que ao longo de seus poucos anos, já nos apresenta alguns desafios e perspectivas, reproduzidos pelo contexto econômico, social e político adotado por cada sociedade.
A Globalização inicia a problemática do Século XXI, pois transforma o contexto político, cultural, econômico e social das regiões que integram de tal processo. Pode-se afirmar que a globalização é resultado de várias linhas de pensamentos que não harmoniosas, tais como, céticos, liberais, neoliberais e hiperglobalizadores.
Globalização e Comunicação
Nessa nova ordem mundial, os valores da sociedade, seu comportamento, surge da própria sociedade. O poder é exercido por máquinas que organizam o cérebro e o corpo, com o objetivo de alienar cada vez mais a própria sociedade, assim ela se autoaliena. Com isso é necessário uma nova linguagem que atinja essa nova sociedade, surgindo assim a Comunicação.
A comunicação e a incomunicabilidade estão relacionadas porque ao mesmo tempo que aumentou a possibilidade de se comunicar, que se facilitou as informações através da internet, redes sociais, televisão, jornais, celular, mensagem de texto e etc. Embora este tipo de comunicação seja mais intenso, ele não serve para que nos comuniquemos no sentido de nos entendermos. A comunicação passou a ser marketing, ou seja, passou a se tratar de vender sempre algum produto, seja ele material ou imaterial, deixou de ser uma forma de mostrar por exemplo a qualidade de um produto para ser uma forma de dar identidade a este, consequentemente, formando também a identidade