Questões do livro Satiricon
R: De acordo com o livro os fatos citados por Encólpio mostravam a grande diferença entre as classes sociais cidadãos: burgueses e nobres; classe média: agricultores, família do campo; subalternos: escravos, servos de Roma.
Era uma sociedade de monarquia onde o poder era exercido por um. Mas eles valorizavam muito o poder e o dinheiro se você fosse rico ou tivesse nobreza você era considerado diante da sociedade e a lei existia para você.
2-Explique a relação existente entre o narrador Gitão e Ascilto?
R: Ascilto era amante de Encólpio (narrador). Gitão era um belíssimo servo, que provoca ciúmes e discussão entre os amantes. Os três juntos viviam aventuras,envolvendo também outras pessoas.Encólpio e Ascilto disputam o afeto do jovem Gitão.
3-Como era visto o homossexualismo na antiga Roma?Explique.
R: As relações com o mesmo sexo eram frequentemente estabelecidas com os escravos. Os mestres utilizavam os escravos para suas gratificações sexuais,mesmo os escravos sendo contra.Era aceitável um cidadão adulto ter relação com seu escravo,sendo homem ou mulher,mas o escravo não era bem visto pelas pessoas.
4-Qual era a crítica feita pelo narrador a respeito da interferência do poder econômico na justiça?
R: A crítica feita é pelo fato que as pessoas sem dinheiro não tinha direito a lei, porque uma pessoa sem bens e sem nobreza não era sequer reconhecida pela sociedade, a verdade nada mais era que negociada, ou seja, para o pobre o caminho da justiça não era seguro.
5-Comparar o comportamento das personagens a respeito da educação com os dias atuais.
R: Eles achavam que as escolas não oferecem uma imagem da sociedade, ou seja, que a educação não formava um cidadão e nos dias atuais a educação é muito importante para esta formação.
6-Como acontecia a participação da família na formação educacional?
R: Literalmente para o pai o filho primogênito era o único valorizado, esse filho recebia a