questões de o humanismo é um existencialismo, Sartre
1. Levando em conta o contexto do pensamento de Sartre, explique a diferença entre o homem e os objetos fabricados.
Nos objetos fabricados a essência precede a existência: num objeto fabricado eu penso, eu determino sua essência antes de ele existir e ele não tem liberdade para escolher o que quer ser, Sartre traz aqui uma relação com Deus, pois, se Deus existir o homem também é um objeto fabricado, assim sua essência seria anterior a sua existência. Para Sartre o homem existe para depois ser. É ele, o homem, quem determina suas ações, ele é livre para viver de acordo com suas possibilidades.
2. Qual é a relação entre a morte de Deus e a máxima sartrereana “a existência precede a essência”. Explique relação entre a morte de Deus e a falta de sentido moral.
Se Deus morreu, então não existe uma mente para pensar o homem, agora ele deixa de ser primeiramente essência/existência ele passa a ser existência/essência. O homem é jogado no mundo e obrigado a criar o que ele vai ser, ele é condenado a ser livre menos para escolher. O homem agora tem que inventar os seus valores, não existiria valores absolutos. Quando o homem se dá conta disso, vai inventar seus valores. 3. Defina as noções sartrerianas de facticidade e liberdade. Explique como elas estão relacionadas.
Facticidade: as condições de possibilidade (corpo, condição social, está em relação com outros homens, com o meio ambiente, está relacionado com a física com a fisiologia, contexto no qual o homem está inserido) o resultado entre a relação do ser-em-si e do ser-para-si.
O ser-para-si é o ente auto-reflexivo que transcende uma realidade dada, seu modo é a liberdade. Já o ser-em si são os objetos brutos, sem consciência que me relação com o para-si, possibilita a facticidade.
Liberdade é a pura possibilidade, que funciona de acordo com a facticidade( o homem não pode voar porque ter asas não é próprio do corpo do homem). A liberdade sempre acontece na