Questões de teoria econômica sobre capítulo 11 do vasconcellos
CAP. 11 RESPOSTAS
1. Base monetária é o total de moeda em poder do setor privado, somado às reservas dos bancos comerciais. Também chamada de moeda de alta potência ou passivo monetário das autoridades monetárias. Meios de pagamento se definem como o estoque da moeda disponível para o uso da coletividade a qualquer momento. O saldo dos meios de pagamento é composto pelo saldo, as necessidades do setor, saldo da moeda detida pelo público, mais o saldo dos depósitos a vista. O saldo da moeda em poder do público é obtido retirando o total de moeda emitida o montante que fica no caixa das atividades monetárias e no caixa dos bancos comerciais.
2. M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias. M3= M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas do SELIC. M4 = M3 + Títulos públicos de alta liquidez. Quando há inflação, as pessoas ficam com pouca moeda que não renda juro, quando a inflação em relação entre M1 e os outros meios de pagamento diminui, esse processo de chama desmonetização. Quando este processo de reverte, e a relação aumenta, se chama monetização. Esta se manifesta quando há uma queda da inflação, que pode acontecer quando ocorre um aumento geral dos preços, pelo nível que a economia está operando, ou seja, em nível máximo. O valor não está na quantidade disponível de moeda em circulação e sim quanto está valendo em relação ao seu montante.
3. O Banco Central tem por meta regular a moeda e o crédito disponível, isso comparado ao nível compatível com a meta inflacionária estabelecida pela autoridade monetária. O Banco tem por função: Agir como banco emissor: responsável, tem o monopólio das emissões de moeda. Banco de dados: órgão em que se depositam seus fundos e transferem fundos de um banco para o outro. Banco do governo: é o canal de onde o governo implementa a política monetária; Banco depositário das reservas internacionais: