Questões de sistemas microprogramados
1 – Telefonia, automóveis, aviação, eletrodoméstico, calculadoras, máquinas, informática, celulares, sistemas hospitalares e outros.
2 - Dispositivo eletrônico destinado a controle de processamento se sistemas grandes e complexos, ele tem como função processar os dados vindo de dispositivos externos (memórias, sistemas I/O, etc) e a partir deles executar tarefas pré-programadas.
3 - ULA: Unidade Lógica e Aritmética (responsável pelas operações matemáticas e lógicas). UC: Unidade de controle (responsável pelo controle de fluxo de dados, pelo gerenciamento e execução dos comandos e atividades).
4 – Linguagem Assembly
5 - conjunto de códigos (mnemônicos) que representam o conjunto de instruções interpretadas por um microcontrolador.
6 - pequenas palavras, geralmente baseadas no inglês, que representam cada uma das instruções ou códigos da linguagem Assembly.
7 - é um software que pode ser considerado como um tradutor, ele pega os mnemômicos da linguagem e os transforma nos respectivos códigos de máquina (hexadecimal ou binário).
8- Microchip
9 – 12,14,16, 32 bits.
10 - Harvard.
11 – 4 ciclos de clock, ou seja o sinal de clock é divido por 4 antes de executar a instrução.
12 – Tipos de memórias são ROM, OTP, EEPROM,FLASH
13- memória do tipo não volátil gravadas na fábrica pelo processo conhecido como máscara. Os chips com esse tipo de memória normalmente possuem custos menores mas somente são viáveis na fabricação de grandes quantidades.
14- memória fabricadas do tipo PROM. Saem da fábrica “virgens” e permitem uma única gravação. São inviáveis nas fases de implementação e desenvolvimento de equipamentos. Esses chips são identificados pelo sufixo “C”.
15- podemos encontrar chips com memória de tipo EEPROM.
Normalmente são mais caros que os dispositivos ROM e OTP e podem ser identificados através do seu sufixo “JW” para os dispositivos com encapsulamento DIP, ou “CL” para os dispositivos com encapsulamento