questões de micro
FUNGOS
1. Diferencie, através de esquema e texto, as leveduras, hifas e micélio quanto às características morfológicas apresentadas.
2. A afirmação seguinte foi retirada de um livro texto sobre fungos. “Os fungos podem causar variados processos infecciosos, desde manifestações brandas até quadros clínicos severos e por vezes fatais. As infecções fúngicas parecem ser acidentais em sua natureza e a maioria é adquirida por exposição à fonte natural do fungo, sendo poucas as transmitidas por contato direto homem a homem. Nas últimas décadas, entretanto, o número de doenças fúngicas graves tem aumentado substancialmente”. Baseado nos seus conhecimentos, presente hipóteses que possam explicar esta observação clínica.
3. Descreva as formas de reprodução/propagação dos fungos, justificando a importância para o modo de vida deste microrganismo, ou a relaçoa com as vias de trasmissão, em caso de patógenos.
4. Complete o quadro comparativo abaixo, apresentando as características diferenciais entre fungos e bactérias:
Propriedades
Fungos
Bactérias
Núcleo
Citoplasma
Membrana citoplasmática
Parede celular
Metabolismo
Tamanho
Dimorfismo
PROBLEMA
1. Durante as duas primeiras semanas de maio de 1970, estudantes, auxiliares e corpo docente de uma escola de 2º grau em Delaware, Ohio apresentaram febre, mal-estar corporal, dores de cabeça e dores no peito, além de dores musculares, inflamação na garganta, náusea, vômito e perda de apetite. Nenhuma das pessoas que viviam na vizinhança apresentou sintoma similar. Em cerca de dois terços dos casos, a cura da doença ocorreu em uma semana ou menos, embora algumas pessoas tenham apresentado um período mais prolongado. As investigações clínicas indicaram que a doença teria como agente etiológico um fungo dimórfico isolado de todos os pacientes. Na tentativa de desvendar a possível transmissão para este grupo de pessoas, quase que ao mesmo tempo, lembraram de um mutirão