Questões de historia
Os militares achavam que João Goulart era comunista e iria impetrar suas idéias no Brasil.
2. Como o Congresso Nacional encontrou uma solução para a posse de João Goulart?
O deputado mineiro do PSD, Tancredo Neves, encontrou a solução: Goulart assumiria, mas não teria o poder efetivo. Seria criado um regime parlamentarista, no qual o chefe de governo e o ministério seriam escolhidos pelo Parlamento.
3. Quantos primeiros ministros o Brasil conheceu e quais eram os seus nomes?
O Brasil conhecia dois ministros: Celso Furtado no Ministério do Planejamento e San Tiago Dantas, no Ministério da Fazenda.
4. Como João Goulart se comportou frente ao Parlamentarismo?
João Goulart queria o fim do Parlamentarismo, que lhe tolheria o poder. Mas não poderia desagradar os eleitores do futuro plebiscito que decidiria a forma de governo. Chegou até a propor o estado de sítio em outubro de 1963 e no começo de 1964 apresentou propostas específicas para fortalecer o executivo.
5. Em que contexto internacional se deu a posse de João Goulart?
No contexto da Guerra fria, em que havia uma luta ideológica entre estados Unidos e União Soviética
6. Qual a situação econômica do Brasil na primeira metade da década de 1960?
Na primeira metade da década de 60, a inflação estava próxima dos 50% ao ano, muito alta para os padrões brasileiros da época. A inflação havia corroído a poupança nacional, pois na época não existia correção monetária. Ninguém mais aplicava ou emprestava dinheiro em longo prazo.
7. Quais as razões da queda de São Tiago Dantas e Moura Andrade como primeiros ministros?
Foram muitas as razões das quedas, dentre elas a inflação, que aumentava e, em contrapartida, o crédito ao setor privado diminuiria. Havia um arrocho da liquidez monetária, isto é, falta de dinheiro no mercado. Em todas as indústrias houve quedas de