questões de filosofia
1 – De que forma as práticas Tayloristas foram aplicadas nos países socialistas?
O sistema não era utilizado para a exploração do trabalhador, mas para sua libertação. O produto do trabalho não seria apropriado pelo capitalista, já que a propriedade privada dos meios de produção fora eliminada com a revolução de 1917. Mas, de fato, o que resultou disso não foi à empresa burocratizada, mas o próprio Estado burocrático. Não faltaram criticas de grupos anarquistas, intelectuais de esquerda em geral, acusando Lênin de ter esquecido o princípio da realização do socialismo a partir de organizações de base, ao introduzir relações hierárquicas de poder dentro do próprio processo de trabalho.
2 – Quais os efeitos perversos do sistema produtivo?
O filósofo alemão Habermas, herdeiro da tradição da Escola de Frankfurt, deteve-se na análise dos efeitos perversos do sistema de produção, opondo os conceitos de razão Instrumental e razão comunicativa, referentes a dois aspectos distintos da realidade social. A razão instrumental é predominantemente técnica, usada na organização das forças produtivas que visam atingir níveis altos de produtividade e competitividade. Mas a lógica da razão instrumental não é a mesma da razão vital, existente no mundo vivido das experiências pessoais e da comunicação entre as pessoas.
3 – Como era a exploração da classe trabalhadora no período histórico contemporâneo a Marx e como é a exploração nos dias atuais?
Marx viveu no período em que a exploração capitalista sobre o proletariado era muito explícita, e por isso achava que o antagonismo entre as classes chegaria ao ponto crucial em que o crescente empobrecimento do operariado levaria á tomada de consciência da dominação e à conseqüente superação dela por meio da revolução. Mas na chamada "sociedade opulenta" dos países economicamente mais desenvolvidos houve a tendência oposta, com a diminuição da exploração econômica das massas tal como tinha sido conhecida no