Questões de Embriologia
Questões de Embriologia:
1) Comente cinco fatores que podem promover ou afetar o crescimento e desenvolvimento fetal.
2) Explique brevemente a circulação fetal e as alterações que ocorrem após o nascimento.
1. Quanto à promoção do crescimento fetal é necessário citar a importância da ingestão de ácido fólico durante a gestação. Isso ajuda a prevenir defeitos do tubo neural como a anencefalia e a espinha bífida.
É sabido também que a má nutrição da gestante pode retardar o crescimento e desenvolvimento do feto. Como não há uma ingestão suficiente de nutrientes, os mesmo não chegam ao feto, causando danos inúmeros, inclusive ao desenvolvimento neuronal. Algumas pesquisas apontam inclusive que o número de neurônios e sinapses ao nascimento de bebês com mães desnutridas é diminuído.
Além da desnutrição por falta de recursos ou falta de informação, há também a desnutrição ocasionada pelo abuso de drogas. Quando as pessoas utilizam drogas como o crack, a cocaína e até mesmo o álcool, é muito comum que haja uma menor sensação de fome. Isso ocorrendo de forma constante por uma gestante causa uma desnutrição da mesma. Além disso, a grande maioria das drogas (inclusive lícitas) contém substâncias nocivas não só para a gestante, mas também para o embrião, aumentando o risco de mutações, problemas de má formação e retardo no crescimento e desenvolvimento.
Fatores genéticos também podem influir significativamente no desenvolvimento e crescimento fetal. Algumas doenças cromossômicas como a síndrome de Turner, por exemplo, fazem com que o feto tenha um crescimento bastante diminuído.
Além disso, doenças maternas como uma trombose na gestante, por exemplo, podem gerar coágulos que obstruam o cordão umbilical impedindo que o feto cresça e se desenvolva de forma adequada.
2. A circulação fetal se dá de forma que supra as necessidades fetais e que possa se modificar ao nascimento. No feto, a circulação pulmonar é