Questões de debate
R: Pág. 61, De qualquer forma, juntamente com as implicações socioantropológicas, contribuem para entender nossa herança cultural e para marcar o pensamento antropológico, social e histórico do Brasil.
02. Apesar do famoso escrito de Sérgio Buarque, “Raízes do Brasil”, se referir ao sonho, ao inconsciente, na prática era a busca desesperada por novos caminhos para a vida brasileira. Como Sérgio Buarque consegue chegar às características básicas do “ser cultural” brasileiro?
R: Pág. 90, Ele não se interessava, naquele momento pelo sentido do universal, mas pela realidade dos objetos, buscando-lhe sua singularidade, revelando uma característica filosófica de atingir o objeto particular a nossa realidade e nossa individualidade brasileiras.
03. Em “Raízes do Brasil” Sérgio Buarque percebe que a busca pela identidade brasileira não deixava de ser problemática, pois era uma sociedade em transformação, quais as categorias importantes que detectamos na construção da obra?
R: Pág. 93, Tais categorias são “trabalho” (atuação profícua do trabalhador com finalidades limitadas) e “aventura” (onde os limites são ultrapassados e até dominados e a vida de enriquecimento fácil traz politicamente boas recompensas, que representam as formas políticas e as manobras bacharelescas na formação do Brasil).
04. Sérgio Buarque utiliza a tipologia “homem cordial” à identidade do brasileiro. Como é marcada essa cordialidade?
R: Pág. 107, Essa cordialidade é marcada pelo “jeitinho brasileiro” e da eterna máxima “levar vantagem em tudo”. A cordialidade a que Buarque se refere está impregnada na alma do brasileiro que visa levar vantagem, sendo cordial e buscando o interesse próprio.