Questões de Biologia
2) A) O gene é um segmento de um cromossomo a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos. Já ficou claro que os genes controlam a síntese de qualquer proteína, e não apenas das proteínas enzimáticas. Também se descobriu que uma proteína podia ser formada por mais de uma cadeia polipeptídica, cada uma delas condicionada por um gene diferente.
2) B) Porque Há a remoção de um ou mais nucleotídeos da seqüência de DNA. Assim como inserções, essas mutações podem modificar o quadro de leitura do gene.
3) B) Nucleotídeos são compostos ricos em energia e que auxiliam os processos metabólicos, principalmente as biossínteses, na maioria das células. Funcionam ainda como sinais químicos, respondendo assim a hormônios e outros estímulos extracelulares; eles são também componentes estruturais de cofactores enzimáticos, intermediários metabólicos e ácidos nucléicos.
Os nucleóticos podem ser considerados os monômeros da DNA/RNA, sendo o polimero, o próprio DNA/RNA.
4) Para que o processo de replicação se inicie é necessária à atuação de uma enzima, a DNA polimerase.
A enzima liga-se à cadeia de DNA e desliza sobre esta, quebrando as ligações entre as duas cadeias de nucleotídeos - ligações por pontes de hidrogênio - ficando então as duas cadeias de DNA separadas. Em seguida, os nucleotídeos livres existentes no núcleo ligam-se, por complementaridade de bases, às cadeias de DNA.
De uma cadeia original de DNA formam-se duas novas cadeias.
Duas teorias tentaram explicar a replicação do DNA:
Teoria conservativa: Cada fita do DNA sofre duplicação e as fitas formadas sofrem pareamento resultando num novo DNA dupla fita, sem a participação das fitas "parentais" (fita nova com fita nova formam uma dupla hélice e fita velha com fita velha formam a outra dupla fita).
Teoria semi-conservativa: Cada fita do DNA é duplicada formando uma fita