Questões Capitulo I
Páginas 50/51
Questão 2 – O que se entende pela teoria empírica da administração e como ela se relaciona com a teoria do acionista e do stakeholder?
Segundo Hasnas, a teoria empírica da administração compreende a ideia de que o sucesso da empresa em termos financeiros pode ser mais facilmente alcançado atendendo aos interesses dos acionistas, fornecedores trabalhadores, clientes e outras partes interessadas. Essa, postura estaria expressa, segundo o autor, pela ideia de que o melhor meio para aumentar o retorno sobre o investimento é dar atenção aos interesses legítimos das partes interessadas. Em outras palavras, a teoria empírica pode ser entendida como uma forma revisitada da abordagem do acionista para adaptar-se aos novos tempos que trazem questionamentos crescentes sobre as ações das empresas. Assim, considerar os interesses das partes interessadas é uma obrigação moral dos gestores para com os proprietários, uma vez que elas condicionam o sucesso da empresa.
Para não cair em prática embalada pela teoria empírica, as partes interessadas não poderiam ser tratadas como meios para alcançar objetivos para a empresa, seus proprietários e dirigentes. A sobrevivência da companhia em longo prazo seria obtida mediante o atendimento balanceado das expectativas das múltiplas partes interessadas. Os administradores devem, segundo a teoria em análise, procurar atender as partes interessadas porque eles também são agentes dessas partes e não apenas dos acionistas ou outro tipo de proprietários.
Questão 5 – Quais as principais características da teoria contratualista em relação à responsabilidade social? Apresente também as principais críticas a essa teoria.
O contrato social é entendido como uma regulamentação entre as partes, para compreendermos melhor as obrigações das instituições sociais e o poderá ser um contrato justo entre as empresas e a sociedade. Essa teoria se baseia nos pensamento de que os homens tendem a aceitar os