Questões Burocracia
Sim, influencia. Pois com o excesso de normas e de padronização de rotinas, juntamente com a rigidez hierárquica, acaba-se dificultando a adaptação das decisões, quando, na verdade, as circunstâncias específicas deveriam ser tratadas de forma distinta das demais.
2) A padronização de normas e regras influencia na eficiência do governo?
Sim, a padronização de normas e regras influencia na eficiência do governo. Pois, com esta formalização, em que existem as regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito, evita-se a dupla interpretação de ordens e economizam-se esforços. A organização então é baseada em uma espécie de legislação própria que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar.
Todo sistema de qualidade deve ter quatro tipos de documentação, que são: manual de qualidade, manuais de procedimentos, manuais de instruções de trabalho, manuais de formulários, registros, listas e outros.
“Toda padronização da empresa é estabelecida de tal forma que a execução das tarefas possa ser feita com habilidade. A rotina é estabelecida de tal forma que a administração da empresa possa delegar condução dos processos às pessoas que os operam e passar a se preocupar com os projetos de melhoria que visam a conferir maior competitividade à empresa”. (CAMPOS, 1992, p. 71)1)
A participação efetiva do funcionário contribui para a valorização do mesmo?
Na Teoria das Relações Humanas considerava-se o homem como sendo o maior patrimônio das organizações, sendo motivado a produzir por sua própria natureza, pregando a descentralização e a delegação, a auto avaliação e a administração participativa.
Na burocracia, a divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização. Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de