Questões Biologia
Prof° Roni Everson
LITERATURA
CONTOS
Data: SET 2013
CONTOS JOSÉ J VEIGA (AULA 1)
José Jacinto Pereira Veiga, conhecido como José J. Veiga, (Corumbá de Goiás, 1915 — Rio de Janeiro, 1999) foi um escritor brasileiro, considerado um dos maiores autores em língua portuguesa do realismo fantástico.
Estreou na literatura um pouco tarde, aos 44 anos de idade, com o livro ganhador do prêmio Fábio Prata em 1959, Os cavalinhos de Platiplanto, contendo doze contos.
Teve seus livros publicados nos Estados Unidos, Inglaterra, México, Espanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e Portugal. Ganhou, pelo conjunto de sua obra, a versão 1997 do Prêmio Machado de Assis, outorgado pela Academia Brasileira de Letras.
Hoje, a rodovia GO-225, que liga sua cidade natal à capital goiana, tem seu nome. Faleceu de câncer no pâncreas e complicações causadas por uma anemia. A 31 de janeiro de 1999, a sua obra "A Hora dos Ruminantes" foi incluída, por um júri escolhido pelo jornal mais influente de Goiás, O Popular, na lista dos 20 livros mais importantes de Goiás no século XX, tornando-se assim obra canônica.
1 Usina atrás do morro Narrado em primeira pessoa, um menino, ( não aparece o nome do personagem)se recorda de quando chegara a cidade ( aparentemente um cidadezinha do interior de Goias ) um casal , com muitos apetrechos, se hospedou na pensão. Misterioso, o casal saia pelas manhas, passava o dia todo fora e voltava a noitinha, Na pensão, viviam trancados no quarto, bebendo até altas horas.
O casal inusitado chamou atenção da cidade, que especulava sobre sua verdadeira condição e interesse. Diziam serem mineradores que iam abrir uma fabrica e criar muitos empregos. Mas o tempo passava, e a suposta fabrica não era instalada. Em pouco tempo, a euforia deu lugar a preocupação: o povo já desconfiava de intenções daquela gente. Certa vez o narrador e surpreendido